O que é ozônio?

O Ozônio (O3) é um gás natural, não cancerígeno, presente na atmosfera. Ele se forma quando três moléculas de Oxigênio (O2) se combinam, geralmente em resposta a descargas elétricas ou radiação ultravioleta intensa nas camadas superiores da atmosfera. Também pode ser produzido artificialmente por equipamentos especiais, simulando as condições naturais, usando ar ambiente ou Oxigênio puro. Sua vida útil média é de 20 a 40 minutos sob condições normais de pressão e temperatura.

Em aplicações comerciais, como tratamento de água e ar, o Ozônio é valorizado por sua poderosa capacidade de oxidação. Isso significa que ele pode rapidamente destruir bactérias, vírus, coliformes fecais, fungos e outros microrganismos. Além disso, o Ozônio é eficaz na decomposição de compostos químicos, oxidação de metais e atua como agente alvejante.

Comparado ao Cloro, o Ozônio tem pelo menos 200 vezes mais poder de oxidação, dependendo da concentração e do tipo de microrganismos. Em aplicações simples, como em piscinas, o tratamento com Ozônio é altamente eficiente e elimina os efeitos indesejáveis do cloro.

O uso do Ozônio em várias aplicações é reconhecido globalmente como ecologicamente correto, pois não prejudica seres humanos, animais, meio ambiente ou ecossistema.