- Água
- Dental
- Engarrafamento
- Hospitais e Clínicas
- Ambientes Fechados
- Laticínios
- Bovinos, Equinos, Caprinos e Suínos
- Veículos, Embarcações e Aeronáves
Devido ao seu elevado poder de desinfecção e oxidação, o ozônio é amplamente utilizado para o tratamento de água, com grande variedade de aplicações desde a obtenção de água potável até o tratamento de água de processos e esgoto sanitário. A correta utilização da tecnologia de ozônio oferece vários benefícios, dentre os quais podemos citar:
- Desinfecção ou esterilização da água extremamente eficientes;
- Redução e eliminação de cor, odor e sabor;
- Remoção de matéria orgânica e inorgânica;
- Remoção de micro poluentes, como pesticidas;
- Melhora dos processos de coagulação, floculação e decantação;
- Pode substituir até 100% dos produtos químicos para oxidação, como hipoclorito e peróxido de hidrogênio dentre outros;
- Elimina ou reduz significativamente os custos de reposição de produtos químicos oxidantes;
- Elimina logística de aquisição, transporte e risco de armazenamento de produtos químicos oxidantes;
- Diminui a carga de trabalho operacional nas ETA e ETE (reposição oxidantes);
- Excelente para oxidação de Fe++ e Mn++, tornando-os insolúveis;
- Decompõe-se em Oxigênio;
- Redução da DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e DQO (Demanda Química de Oxigênio);
- É eficaz na oxidação parcial de compostos orgânicos na água para compostos biodegradáveis, favorecendo sua remoção por meio de filtração biológica;
- Para água de reuso não agride os processos como os demais oxidantes; Para água de descarte, não agride o meio ambiente como os demais oxidantes;
O uso da tecnologia de ozônio na odontologia tem sido cada vez mais crescente. O ozônio pode ser usado para remoção de cáries, limpeza dentária pontual e remoção da placa bacteriana. Sua aplicação nas cavidades dentárias auxilia significativamente a desinfecção e até mesmo esterilização do local em tratamento, acelerando inclusive os processos de cicatrização após a cirurgia oral. Inserido na água de lavagem bucal, o ozônio possibilitará maior segurança contra infecções, e os resíduos (como saliva, sangue, produtos químicos, desinfetantes e agentes esterilizantes) descartados oferecerão menos perigo biológico ao meio ambiente.
A aplicação do ozônio nos processos de engarrafamento de água oferece grandes benefícios à qualidade do produto final, aliado a redução de custos operacionais. Além de ser agente de desinfecção da própria água (quando aplicável), sua atuação na desinfecção dos garrafões, tampas, tubulações e sistemas de transporte da água possibilita excelente controle biológico contra formação de biofilmes de microrganismos.
O poder de desinfecção do ozônio, associado à sua característica de pouco efeito residual, torna-o o elemento perfeito para a substituição de produtos químicos usados para os processos de saneamento de reservatórios, tubulações e demais sistemas hidráulicos na indústria de engarrafamento de água, eliminando a necessidade de lavagens químicas dos sistemas com grande desperdício de água e custos de sanitizantes. O ozônio oferece uma solução mais segura, menos onerosa e mais eficaz em comparação com as soluções químicas tradicionais. A exemplo, a lavagem dos garrafões com água ozonizada, permite eficiente desinfecção do interior dos garrafões, e consequentemente uma água com menor risco de contaminação, melhor manutenção de suas qualidades minerais, e maior tempo útil de aproveitamento da água estocada, reduzindo sensivelmente o aparecimento de algas no interior dos garrafões.
O poder de oxidação do ozônio age diretamente e de forma muito rápida sobre os microrganismos, causando fissuras ou rupturas em suas membranas celulares, e consequentemente destruindo as bactérias, vírus, fungos e demais patógenos. Estudos laboratoriais mostraram que não há microrganismo capaz de resistir ou criar resistência à ação do ozônio, o que o torna perfeito para a higienização de áreas hospitalares, possibilitando e redução de riscos de contaminações hospitalares e proliferação de microrganismos nocivos à saúde humana.
Há várias décadas o poder terapêutico do ozônio vem sendo utilizado para tratamento de seres humanos; sua aplicação na área médica tem crescido exponencialmente nos últimos anos, sendo atualmente utilizado em larga escala em outros países, inclusive com autorização dos órgãos responsáveis pela saúde pública. Sua correta utilização traz efeitos benéficos comprovados, consistentes e seguros à saúde humana.
Com aplicação segura e eficaz, a higienização de ambientes com ozônio na metodologia CIP (Clean in Place) é vantajosa em inúmeras aplicações, dentro ou fora da área industrial. Ecologicamente correto, o ozônio não deixa resíduos ou subprodutos tóxicos. Além agente desinfetante, o ozônio é excelente na remoção de odores, a exemplo da sua aplicação para recuperação de locais incendiados ou que sofreram processos de decomposição orgânica.
No ar, em dosagem adequada, é excelente agente de controle microbiológico, reduzindo sensivelmente o risco de contaminações dos seres humanos por agentes patológicos aéreos; o ozônio é excelente para melhora da qualidade do ar em ambientes de convivência, como escritórios fechados e locais confinados.
Salas de cirurgia ou de procedimentos e quartos de pacientes podem ser beneficiados com o uso do ozônio para processos de desinfecção do ar ambiente e superfícies de móveis e utensílios, diminuindo riscos de contaminações.
As propriedades do ozônio são excelentes para os processos de higienização de ambientes, dos animais e utensílios dos laticínios; possibilitando a redução de custos com produtos químicos de higienização. Sua utilização é favorável à saúde dos animais, pois é ecologicamente correto.
O fornecimento da água limpa e tratada com ozônio aos animais favorece o seu consumo, consequentemente aumentando a produção de leite, crescimento dos animais e reprodução, reduzindo o número de doenças e óbitos.
As propriedades do ozônio são excelentes para os processos de higienização de ambientes de contenção e dos animais, possibilitando efetiva redução de custos com produtos químicos de higienização e problemas causados por esses produtos aos animais. Sua utilização é perfeitamente compatível com a saúde dos animais, pois é ecologicamente correto.
O fornecimento da água limpa e tratada com ozônio ao animais favorece o seu consumo, consequentemente aumentando a produção de leite, crescimento dos animais e reprodução, reduzindo o número de doenças e óbitos.
Como outros benefícios do ozônio nos processos de higienização de ambientes e banhos nos animais, podemos citar:
- Melhor qualidade de vida dos animais;
- Redução da ocorrência de insetos nas áreas de contenção e nos animais;
- Diminuição da incidência de parasitas;
- Redução do odor dos animais e ambientes;
- Melhora na qualidade da pele, couro e pelo dos animais;
- Redução de doenças de pele;
- Melhor higienização dos genitais.
A aplicação do gás ozônio em processos de higienização e desodorização avançada de interiores de veículos, embarcações e aeronaves é extremamente eficiente, garantindo excelentes resultados quando aplicado nos ambientes em quantidade e concentração adequados. Sua atuação se faz a nível molecular sobre elementos de odor, microrganismos e fungos.
- O Ozônio atua a nível molecular em todo interior a ser tratado, com a grande vantagem de agir onde os tratamentos de higienização convencionais não alcançam, e por isso, não são eficientes, a exemplo dos sistemas de ar condicionado;
- Por atuar a nível molecular nos compostos químicos orgânicos causadores de odores, esses compostos são destruídos, resultando na eliminação total de qualquer odor desagradável;
- No caso de interiores com impregnação de odor de fumaça de cigarros, e outros tipos de tabaco, o Ozônio age em cada molécula, resultando em até 99,9% na remoção desses odores;
- Por ser um dos agentes de maior eficiência contra microrganismos (bactérias e vírus), os processos de higienização molecular com ozônio, atuam significativamente na sua destruição, permitindo que os ambientes e elementos higienizados fiquem até 99,9% livres desses agentes patogênicos;
- Os fungos são agentes de odor muito desagradável, e contribuem significativamente para processos de alergia e até mesmo doenças de pele e pulmão. A aplicação da tecnologia de higienização molecular por Ozônio, resulta na sua eliminação, removendo seu cheiro característico e suas colônias nos interiores e sistemas de ar (inclusive filtros).