- Água
- Psicultura
- Biocombustível
- Dental
- Engarrafamento
- Hospitais e Clínicas
- Bebidas, Cerveja e Vinho
- Aquacultura e Zoologicos
- Armazenamento de Alimentos
- Água de Consumo
- Veterinária
- Torres de Resfriamento
Devido ao seu elevado poder de desinfecção e oxidação, o ozônio é amplamente utilizado para o tratamento de água, com grande variedade de aplicações desde a obtenção de água potável até o tratamento de água de processos e esgoto sanitário.
- A correta utilização da tecnologia de ozônio oferece vários benefícios, dentre os quais podemos citar:
- Desinfecção ou esterilização da água extremamente eficientes;
- Redução e eliminação de cor, odor e sabor;
- Remoção de matéria orgânica e inorgânica;
- Remoção de micro poluentes, como pesticidas;
- Melhora dos processos de coagulação, floculação e decantação;
- Pode substituir até 100% dos produtos químicos para oxidação, como hipoclorito e peróxido de hidrogênio dentre outros;
- Elimina ou reduz significativamente os custos de reposição de produtos químicos oxidantes;
- Elimina logística de aquisição, transporte e risco de armazenamento de produtos químicos oxidantes;
- Diminui a carga de trabalho operacional nas ETA e ETE (reposição oxidantes);
- Excelente para oxidação de Fe++ e Mn++, tornando-os insolúveis;
- Decompõe-se em Oxigênio;
- Redução da DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e DQO (Demanda Química de Oxigênio);
- É eficaz na oxidação parcial de compostos orgânicos na água para compostos biodegradáveis, favorecendo sua remoção por meio de filtração biológica;
- Para água de reuso não agride os processos como os demais oxidantes;
- Para água de descarte, não agride o meio ambiente como os demais oxidantes.
A utilização do ozônio tem sido cada vez mais difundida não apenas para o tratamento da água de aquários de pequeno e grande porte (a exemplo dos aquários públicos), mas também para o tratamento da água de fazendas de criação de peixes de consumo. Nesses campos de utilização, o ozônio oferece inúmeras vantagens sobre métodos tradicionais de tratamento de água. Aplicado nos processos de recirculação da água dos sistemas, o ozônio proporciona uma desinfecção eficaz sem produzir subprodutos prejudiciais ou resíduos químicos, clareamento da água, desodorização, reduz significativamente a incidência de doenças causadas por agentes biológicos, e melhora a oxigenação da água, aumentando a taxa de natalidade e reduzindo significativamente a taxa de mortalidade dos peixes e demais animais aquáticos de interesse.
A eficiência do ozônio como agente oxidante, elimina a formação de acúmulos biológicos nos sistemas de refrigeração a água. Elimina ou reduz significativamente os custos com sanitizantes, como cloro e bromo. Processos de filtração tornam-se mais eficazes na remoção de metais pesados na água.
O uso da tecnologia de ozônio na odontologia tem sido cada vez mais crescente. O ozônio pode ser usado para remoção de cáries, limpeza dentária pontual e remoção da placa bacteriana. Sua aplicação nas cavidades dentárias auxilia significativamente a desinfecção e até mesmo esterilização do local em tratamento, acelerando inclusive os processos de cicatrização após a cirurgia oral. Inserido na água de lavagem bucal, o ozônio possibilitará maior segurança contra infecções, e os resíduos (como saliva, sangue, produtos químicos, desinfetantes e agentes esterilizantes) descartados oferecerão menos perigo biológico ao meio ambiente.
A aplicação do ozônio nos processos de engarrafamento de água oferece grandes benefícios à qualidade do produto final, aliado a redução de custos operacionais. Além de ser agente de desinfecção da própria água (quando aplicável), sua atuação na desinfecção dos garrafões, tampas, tubulações e sistemas de transporte da água possibilita excelente controle biológico contra formação de biofilmes de microrganismos.
O poder de desinfecção do ozônio, associado à sua característica de pouco efeito residual, torna-o o elemento perfeito para a substituição de produtos químicos usados para os processos de saneamento de reservatórios, tubulações e demais sistemas hidráulicos na indústria de engarrafamento de água, eliminando a necessidade de lavagens químicas dos sistemas com grande desperdício de água e custos de sanitizantes. O ozônio oferece uma solução mais segura, menos onerosa e mais eficaz em comparação com as soluções químicas tradicionais. A exemplo, a lavagem dos garrafões com água ozonizada, permite eficiente desinfecção do interior dos garrafões, e consequentemente uma água com menor risco de contaminação, melhor manutenção de suas qualidades minerais, e maior tempo útil de aproveitamento da água estocada, reduzindo sensivelmente o aparecimento de algas no interior dos garrafões.
O poder de oxidação do ozônio age diretamente e de forma muito rápida sobre os microrganismos, causando fissuras ou rupturas em suas membranas celulares, e consequentemente destruindo as bactérias, vírus, fungos e demais patógenos. Estudos laboratoriais mostraram que não há microrganismo capaz de resistir ou criar resistência à ação do ozônio, o que o torna perfeito para a higienização de áreas hospitalares, possibilitando e redução de riscos de contaminações hospitalares e proliferação de microrganismos nocivos à saúde humana.
Há várias décadas o poder terapêutico do ozônio vem sendo utilizado para tratamento de seres humanos, sua aplicação na área médica tem crescido exponencialmente nos últimos anos, sendo atualmente utilizado em larga escala em outros países, inclusive com autorização dos órgãos responsáveis pela saúde pública. Sua correta utilização traz efeitos benéficos comprovados, consistentes e seguros à saúde humana.
O poder de desinfecção do ozônio, associado à sua característica de pouco efeito residual, torna-o o elemento perfeito para a substituição de produtos químicos usados para os processos de saneamento de reservatórios, tubulações e demais sistemas hidráulicos das indústrias de bebidas em geral, eliminando a necessidade de lavagens químicas dos sistemas com grande desperdício de água e custos de sanitizantes. O ozônio oferece uma solução mais segura, menos onerosa e mais eficaz em comparação com as soluções químicas tradicionais. A exemplo, a aplicação do ozônio na indústria de engarrafamento de água mineral, na lavagem dos garrafões com água ozonizada, permite eficiente desinfecção do interior dos garrafões, e consequentemente uma água com menor risco de contaminação, melhor manutenção de suas qualidades minerais, e maior tempo útil de aproveitamento da água estocada, reduzindo sensivelmente o aparecimento de algas no interior dos garrafões.
A qualidade da água nas áreas de confinamento de qualquer espécie de animais nos zoológicos é um dos fatores de maior importância para a manutenção e saúde dos mesmos. A aplicação da tecnologia de ozônio associada aos demais processos de tratamento de água, a exemplo da filtração e remoção de detritos, possibilita a obtenção excelente qualidade de água, eliminando ou reduzindo significativamente a necessidade de adição de produtos desinfetantes como o cloro e algicidas e antibióticos. Como benefício adicional, a tecnologia de ozônio, possibilita a redução do odor característico da agua nos locais de confinamento, odor dos próprios animais, redução da incidência de insetos, e melhora da saúde do couro, pelagem, e penas dos animais que tenham contato com a água ozonizada.
Por agir de forma molecular na destruição de bactérias e fungos que atuam na deterioração de frutas, verduras e outros alimentos perecíveis, o ozônio tem o poder de reduzir a degradação e contaminação desses alimentos, garantindo a qualidade dos produtos e aumento significativo de seu tempo de estocagem ou armazenamento inclusive para transporte, sem mudanças de qualidade, odor próprio ou sabor. Os riscos à saúde humana ou animal pela contaminação dos produtos por patógenos perigosos podem ser minimizados com a aplicação correta dessa tecnologia. Custos envolvidos nas perdas por degradação são reduzidos.
A O3TEC possui a tecnologia e expertise para desenvolver projetos e aplicações eficientes para armazenamento de todos os tipos de alimentos, sejam de origem vegetal ou animal.
A tecnologia de ozônio para tratamento da água de consumo tem sido largamente utilizada pelos países de primeiro mundo, somente na América do Norte existem mais de 280 grandes usinas de tratamento de água que incorporam o uso de ozônio como parte de seus processos. No tratamento da água potável, o ozônio destrói ou inativa qualquer microrganismo patogênico, incluindo vírus, bactérias e parasitas, e auxilia na remoção de contaminantes inorgânicos encontrados em sistemas de água devido à crescente poluição. A utilização do ozônio nos processos também reduz os compostos orgânicos naturais, como os ácidos húmicos e os metabólitos de algas. As águas de superfícies, incluindo lagos e rios, geralmente contêm níveis mais elevados de microrganismos e elementos nocivos à saúde humana, e a aplicação da tecnologia de ozônio é extremamente eficiente no combate a esses agentes biológicos e químicos, possibilitando reduções de custos operacionais das estações de tratamento de água, e permitindo a oferta de água de melhor qualidade aos consumidores.
Analogamente às aplicações para seres humanos, a ozônio terapia é utilizada com excelentes resultados em diversos tipos de tratamento veterinário em animais de qualquer porte, trazendo inúmeros benefícios associados, a exemplo da redução do estresse dos animais quando comparado aos tratamentos convencionais, e da redução de efeitos colaterais de medicamentos.
Sua aplicação na área veterinária tem crescido significativamente nos últimos anos, sendo atualmente utilizado em larga escala em outros países, inclusive no Brasil. Sua correta utilização traz efeitos benéficos comprovados, consistentes e seguros à saúde dos animais.
Salas de cirurgia ou de procedimentos e demais ambientes das clínicas veterinárias podem ser beneficiados com o uso do ozônio para processos de desinfecção do ar ambiente e superfícies de moveis e utensílios, e lavagem de piso, diminuindo riscos de contaminações e o odor característico.
O poder de oxidação do ozônio age diretamente e de forma muito rápida sobre os microrganismos, causando fissuras ou rupturas em suas membranas celulares, e consequentemente destruindo as bactérias, vírus, fungos e demais patógenos, inclusive reagindo efetivamente sobre qualquer matéria orgânica de odor. Estudos laboratoriais mostraram que não há microrganismo capaz de resistir ou criar resistência à ação do ozônio, o que o torna perfeito para a higienização de todas as áreas das clínicas veterinárias, possibilitando e redução de riscos de contaminações e proliferação de microrganismos nocivos à saúde humana e dos animais, e redução ou eliminação do odor dos ambientes.
O ozônio oferece excelentes resultados no tratamento de sistemas de água de refrigeração em torres de resfriamento. A aplicação dessa tecnologia permite a redução de produtos químicos utilizados e os custos associados, auxilia na redução da corrosão de dutos e equipamentos por excesso de produtos químicos, e evita a incrustação nos dutos. Também é muito eficaz no combate e remoção de algas.
Por permitir melhor controle da qualidade da água, consegue-se maior eficiência operacional dos sistemas.